domingo, 30 de setembro de 2012

O mundo do temido TCC

Depois de um longo tempo eu resolvi dar as caras. A vida realmente não está folgada.
Mas decidi tomar um rumo diferente, falar um pouco sobre as coisas que me emputecem. Exemplo? Trabalho de conclusão de curso.
Sim, eu estou sofrendo com ele, mas não por faze-lo, mas por ter que lidar com as questões burocráticas da instituição de ensino no qual eu estudo.
A questão é que em um curso de Publicidade e Propaganda, eles nos pedem pra vestir "uniformes" no dia da apresentação, nos pedem para padronizar algumas coisas e nos cobram postura de alunos e profissionais de administração. 
Nada contra esse curso, mas sejamos sinceros, quantos publicitários no mundo vão de uniforme em uma reunião com o cliente?! Pior não é ouvir isso de um professor, mas ouvir isso de um profissional que se limita somente a lecionar e que não está presente no mercado.
Outra coisa que me deixa pra morrer de catapora colorida é que levamos algumas questões para os professores, que nos orientam com uma visão totalmente diferente da que predomina no mercado, ou quando levamos conhecimentos nossos adquiridos de experiências profissionais vividas por nós alunos e o cidadão que nunca esteve no mercado contesta, diz que estamos errados.
O que acontece com os professores e instituições universitárias de hoje? Universidade não é só pra aprender, também é pra partilhar as bagagens que adquirimos durantes os anos, pra mostrar e partilhar de experiências que tivemos. Será que os professores acham tão ruim assim que saibamos de algo que eles não saibam porque não tiveram a oportunidade de viver isso?

Sinceramente, muitas coisas tem me deixado sem paciência com relação a qualidade de ensino, não pela instituição, mas pelos professores que não vivenciam o mercado e mesmo assim se acham no direito de podar nossos conhecimentos e nossas experiências perante o ele, pelo simples fato de querer mostrar superioridade.
Por isso, espero mesmo que um dia possa chegar ao patamar de lecionar e passar adiante conhecimentos e teorias da minha profissão, mas sempre que um aluno chegar com algo novo, olharei aquela informação como uma lição de casa, irei pesquisa e saber as vericidades e invenções das questões levadas e irei sim discutir isso de forma saudável com os alunos.
Não é porque algo foge dos meus conhecimentos que isso seja mentira ou invenção de alguém que é mais novo e inexperiente que eu. Vamos abrir o coração minha gente, ser superior não é aquele cara que sabe de tudo e impõe tudo, mas sim aquele que não se limita e vê em casa ocasião uma oportunidade de se mostrar humano e aprender seja com quem for.

E pra você professor, menos teoria e mais prática, não se limite aos livros e tente enxergar o mercado pela visão do seu aluno, a sua visão muitas vezes pode ser antiquada ou ultrapassada no mercado atual.

Um comentário:

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