quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Retomadas

Mais um ano começa, e recheado de comidas gostosas (pra varias). É peru, é pernil, é chester, é tender, meu Deus alguém manda uma luz sagrada e me transforma em vegetariana ou vegam rsrsrs...
Realmente comer é muito bom, mas pra quem pode né, porque tem gente que se entope mas não engorda uma grama. Como eu não sou privilegiada desde "dom", semana que vem tenho uma consulta com o médico pra cuidar da saúde e colocar o peso em ordem, esse ano eu criei vergonha na cara.
É até meio engraçado (não a obesidade, essa num é nem um pouco engraçada), pois o brasileiro é 8 ou 80, á dez anos o problema era a desnutrição e a grande quantidade da população abaixo do peso, pela falta de alimentos e recursos, hoje o problema já é a obesidade que atinge 1 em cada 5 pessoas, isso é muito coisa, ou seja, se hoje somos 190 milhões cerca de 38 milhões de brasileiro são obesos, e não é falar que ta gordinho não, a estética é o menor dos problemas, obesidade é baixa qualidade de vida, cansaço, hipertenção, diabétes, colesterol, artrite, enfim uma infinidade de problemas.
Pra quem está de fora é muito fácil falar, além da genética que deixa as pessoas propensas a engordar há fatores como emocional envolvidos que levam as pessoas a comer, eu por exemplo descarrego minha ansiedade na comida, não é certo eu sei e venho corrigindo esse meu mal costume. Ai todo mundo fala em fechar a boca, fazer uma reeducação alimentar e etc, mas só quem passa por isso sabe que não é realmente tão facil quanto parece.
A verdade é o que mais precisamos (quando digo "precisamos" é porque estou no meios desses 38 milhões de obesos brasileiros) é de apoio, seja familiar, dos amigos e das pessoas próxima que conseguem ter a sensibilidade de ver que a obesidade é uma doença e tem que ser tratada com cuidado e com a total compreensão de todos para as decisões a serem tomadas e de qual a forma que devemos ou não levar nossa vida.
Então se você é gordinho ou tem um amigo ou amiga que passa por essas cituação, seja compreensivo e paciente, mas nunca obrigue ninguém a nada que não queira, se a pessoa se sente bem como está e o peso não agride na sua saúde e bem estar apoie caso a pessoa não se sinta bem, apoie também e ajude-a a descobrir os melhores métodos e médicos para ajudar e se você for um gordinho, haja somente quando não se sentir bem, afinal podemos dizer que ser grande é ser lindo(a) mas não podemos esquecer, a obesidade é sim uma doença que pode matar indiretamente.
Um bom, magro e saudável 2011 à todos.
Beijos.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Aii Mayara, entendo perfeitamente....tb nao tenho esse dom de me entupir e nao engordar. Nao sou obesa mas tendo engordado 20 quilos em 2 anos, acho que a tendência é esta. Tb me preocupo, independente de padroes que a sociedade impoe, nao me sinto bem comigo mesma...roupas perdidas etc...e tb resolvi resolver de cuidar disso neste "ano magro", mas realmente á facil pra quem esta de fora..enfim, que possamos alcançar esta meta! E vamos! ;)

    ResponderExcluir

Deixe o perfume do seu campo aqui.