quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Consumismo cibernético

Esse final de semana, foi o das compras e por mais incrível que pareça, eu não sai de casa para efetuar nenhuma delas. Pra quem achava que comprar pela Internet era furada (eu sou um exemplo vivo disso), hoje se surpreende com a facilidade e segurança que os sites de compras coletivas, ou até mesmo compras normais oferece.
Até canais de televisão que tem programas como Shop Time, Polishop e tantos outros caíram nas graças da Internet, sei disso porque neste final de semana meu pai foi almoçar em casa e eu estava vendo Shop Time (www.shoptime.com.br), adoro ver esses programas, não sei porque rsrs, e vimos um conjunto de panela, com refratários e utensílios por um preço inigualavél, só que demoramos demais pra chegar até o telefone, resolvi olha no site e "vuala", a promoção estava estampada na primeira página do site, com apenas cinco minutos eu efetuei a compra e receberei em casa em menos de 7 dias úteis, não é uma maravilha?!
Falando dos sites de compra coletiva que chegaram ao Brasil a pouco tempo, e apesar da menor idade por aqui, lá fora na América do Norte e na Europa ele já entra na terceira idade.
Um exemplo de empresa de compra coletiva que se deu bem aqui foi o Grupon (que chegou aqui como Clube Urbano, mas recentemente mudou o nome), em apenas um mês eles tiveram o faturamento igual ao esperado para o semestre. O que eles perceberam com isso? O BRASILEIRO ADORA COMPRAR!
E com as facilidade o índice de consumo do povo tem aumentado e muito nos últimos meses, mas será que isso é realmente bom?!
O brasileiro anda muito consumista nos últimos anos e com a Internet o negócio piorou e muito, o ruim é que nossas crianças crescem vendo compras, compra e mais compras, a toda hora, a todo dia, todo mês. E la vem aquela história do oito e oitenta de novo, pois antes o brasileiro não tinha um puto pra comprar nada pagar nada o máximo de parcelas era 3 vezes e com juros absurdo, hoje o brasileiro tem um poder de compra 10 vezes maior do que antigamente e pode parcelar compras normais em até 12 vezes sem taxa de juros alguma e carros então com financiamentos em até 60 vezes e com o juros você acaba pagando 3 carros no final.
A verdade é que o brasileiro não pode ter regalias demais se não já logo se esbalda, e enquanto isso os cobres brasileiro são abastecidos cada dia mais com cerca de 40% a 60% de impostos colocados em cada produto comprado. É, uma mão lava a outra, pois enquanto o governo ajuda o brasileiro com formas de pagamentos, facilidades e comodidade com uma mão, a outra está recolhendo o imposto de tudo isso.
Beijos e boa semana.

9 comentários:

  1. Muito bom!
    Eu sou uma adepta das compras via internet, facilitam (e muito) a minha vida. Tenho alma de consumista. Mas graças aos preços caros e impostos lá em cima, me controlo pra não passar da conta, rsrs.
    Seu blog tá um charme. :)

    Respondendo seu comentário: sim, quando crianças não entendemos a mensagem bonita que alguns desenhos passa, e quando adultos, nem ligamos mais pra isso! uma verdadeira pena! haha

    Um beijo e volte sempre, viu? :)
    ;**

    ResponderExcluir
  2. É verdade, consumismo acelerado e descontrolado na sociedade basileira...relfexos previsíveis não é?!
    Bom texto Mah!

    ResponderExcluir
  3. Eu acho um absurdo pessoas que desconfiam das compras por internet... Eu tava comprando demais; única maneira que vi pra parar, foi cancelar meu cartão de crédito. ;p

    ResponderExcluir
  4. Penso que é a primeira vez que venho até seu espaço. O que li, aqui, gostei e vou ser seu seguidor. Seja meu tembém em:
    www.congulolundo.blogspot.com
    www.minhalmaempoemas.blogspot.com
    www.queriaserselvagem.blogspot.com

    Um abração e tudo de bom.

    ResponderExcluir
  5. sabe... compro muito pouco agora, felizmente. nova onda não materialista que me bateu.obrigada pelo carinho em meu blog,continuarei lendo aqui tua opiniões. beijo.

    ResponderExcluir
  6. nao gosto muito de compras via internet. Sou daquela época em que nada se compara com, o toque no produto, se é que vce me entende. :P
    aushuiahsiahushauishuahsuia
    mas confesso que é uma comodidade a mais pro brasileiro. Algo que talvez não seja tão bom quanto parece.

    ResponderExcluir
  7. Mahh, sempre quis fazer uma compra pela internet, na verdade isso já aconteceu, mas não de coisas tão grande como as suas. UHEIHEIHE. Adoro ler suas criticas e opiniões, sempre estão carregadas de verdades.

    ResponderExcluir
  8. Nossa super verdade, vou te contar que qdo fomos conprar alguns eletrodomésticos da nossa casa eu e meu namorado fomos naquelas mega ofertas de inicio de ano chegamos na loja fisíca e os preços eram diferentes dos da internet, resultado compramos pela internet.
    Obs vi agora seu comentário no meu blog, valeu pela dica, ei seriamos parentes "Ruiz" hahaha mega beijo

    ResponderExcluir

Deixe o perfume do seu campo aqui.