terça-feira, 18 de janeiro de 2011

A companhia faz toda a diferença

Não sei se você já ouviu uma tese de que o ser humano é um sozinho e outro acompanhado. Como ando bastante de transporte coletivo (mais conhecido como busão rsrs), sempre me deparo com a cena de uma pessoa acompanhada com dois ou três colegas, rindo, sendo espontânea e quando essa mesma pessoa fica sozinha ela se transforma. Claro não to pedindo pra pessoa ser loca de pedra e ficar dançando no local sozinha, mas é interessante.
O comportamento das pessoas me instiga bastante e me desperta a curiosidade, as vezes ao ver uma pessoa, pelo modo como ela senta, como ouve musica e se veste, tento imagina o seu cotidiano, o seu comportamento diário, é um exercício de bastante imaginação e bastante intuição, mas divertido.
É possível ver a mudança de comportamento de uma pessoa até quando ela está no celular conversando com um amigo e depois de uma conversa animada ela desliga e sua feição volta a normalidade sem mais aquela excitação toda da prosa feita.
Penso que é por isso que quando conhecemos um rapaz, na maioria das vezes, ele é um com você e quando está com os amigos ele se torna outro. Estudei isso na faculdade, e se eu não me engano foi Marx que disse "o indivíduo só é indivíduo sozinho, pois em sociedade ele adquiri o comportamento do grupo no qual está inserido." . O melhor exemplo é quando assistimos uma partida de futebol, quando em casa por mais que gritemos da sacada do prédio quando nosso time faz um gol, essa comemoração nem se compara com a que  você realiza no estádio, lá você canta, grita, abraça pessoas que nunca viu na vida e durante aqueles 90 minutos parece que você conhece as pessoas ao seu redor desde criança, mas não conhece, quando que você ia sair abraçando desconhecidos pela rua. Era capaz até de ser preso por abuso, ou coisa assim.
A verdade é que o ser humano é bem mais complexo do que eu imaginava, e cada vez mais desperta minha curiosidade e isso não é ruim, pelo contrário instiga minha imaginação e acaba se tornando divertido.
Beijos a todos.

8 comentários:

  1. e à psicologia também, é claro. você estuda o quê?

    ResponderExcluir
  2. Nossa gostei desse texto. O que você disse é a pura verdade, tiro essas conclusões de mim mesmo. Já to seguindo o Blog.

    ResponderExcluir
  3. Máscaras fazem parte do ser humano, infelizmente.

    ResponderExcluir
  4. Olá Mayara, vim retribuir sua visita e adorei seus textos e a forma como descreve e constrói os mesmos. Legal ter citado Marx, tb estudei muito sobre ele em meu curso...à propósito, vc estudou o quê?
    Bom, tb sou assim, de observar muito situações e me sentir tentada a escrever sobre elas. Gostei daqui e estou te seguindo! Que possamos ter contato! :)

    ResponderExcluir
  5. é por isso que eu leio tanto, e tanto... pra dilatar ainda mais minhas opiniões. Muito bom, o texto. Beijos

    ResponderExcluir
  6. É eu já reparei isso no busão tb, e já observei que ninguém senta do lado de um estranho enquanto tiver outros bancos vazios, as mulheres quando entram e só tem bancos ocupados elas vão para bancos onde tem outras mulheres e homens fazem a mesma coisa.

    ResponderExcluir
  7. Mayara, sua reflexão sobre a sociedade e suas pequenas criticas foram de extrema verdade. Foi muito bom ter lido este text, viu.
    Seguindo.

    ResponderExcluir

Deixe o perfume do seu campo aqui.